top of page

QUEM SOMOS

Ao final da década de 80, um pequeno grupo formado por Aguiar Alberto da Cruz, Lucia Aguiar da Cruz e Manoel João Pereira pensaram em uma forma de estudar a doutrina dos espíritos.

O primeiro encontro se deu na residência do casal Aguiar e Lucia, no dia 14/05/1988, com a participação de sete pessoas, entre parentes e amigos, sendo a maioria frequentadora do Centro Espírita Bezerra de Menezes em Palhoça/SC.

Nasceu então a ideia de se reunirem semanalmente com esse propósito. E as reuniões foram se sucedendo com estudos avançados das Obras Básicas do espiritismo, codificadas por Allan Kardec.

 

A reunião passou a ter nome: Grupo de Estudo João Henrique Pestallozzi, em homenagem ao grande educador suíço, criador do Método Pestalozzi cuja filosofia e didática pedagógica partiam do mais simples e fácil para o mais difícil e complexo.

Com a regularidade e persistência o grupo Pestallozzi estudaram as Obras Básicas durante três anos, três meses e três dias, no porão da residência do casal Aguiar e Lucia da Cruz.

O Grupo Pestallozzi encontrou um espaço para alugar no bairro Forquilhinhas, com ajuda da Sra. Noeli Silveira de Souza, seareira do grupo, conseguiram uma casa na rua Princesa Isabel, nº 152. Esse foi o primeiro endereço do Centro Espírita Mensageiros da Luz, o qual na data de sua inauguração em 17/08/1991, não tinha ainda o nome que o sustenta até hoje.

 

A aprovação do nome “Mensageiros da Luz”, sugerido por Marco Antonio Rozo, aonde em reunião a maioria dos votos decidiu por esse nome. A palestra inaugural do novo Centro Espírita foi feita por um de seus idealizadores, Sr. Manoel João Pereira, conhecido por Nelo, que falou sobre o surgimento do Espiritismo Cristão no mundo. Foi precedido pelo Sr. Aguiar Alberto da Cruz, que fez a abertura dos trabalhos e o discurso de inauguração para uma plateia de 10 pessoas.

Nesse local, o Centro Espírita Mensageiros da Luz funcionou por três anos, com um público expressivo, que foi crescendo paulatinamente.

Em 23 de junho de 1994, em reunião extraordinária do Conselho Comunitário de Forquilhinhas, foi apresentado pela diretoria do Centro Espírita Mensageiros da Luz requerimento de doação de uma parte do terreno onde se encontrava instalado o Centro Comunitário, para que ali fosse construída sua sede própria. Nessa mesma reunião, o espaço de 300m², estremado com o Colégio Estadual Cecília Rosa Lopes, foi iniciada a obra.

Assim a inauguração aconteceu no dia 18 de agosto de 1995, com a presença de representantes do Conselho Regional Espírita - CRE 14 (hoje, União Regional Espírita - URE 14), alguns Centros Espíritas da região e demais frequentadores habituais.

bottom of page